Exortação à Santificação - Pr. Geraldo Carneiro Filho
Publicado em 18 de Fevereiro de 2010 as 11:22:41 AM Comente
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO 08 - DIA 21/02/2010
TÍTULO: “EXORTAÇÃO À SANTIFICAÇÃO”
TEXTO ÁUREO - II Cor 7:1
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: II Cor 6:14-18; 7:1, 8-10
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e.mail: geluew@yahoo.com.br
I - INTRODUÇÃO:
Ainda se pode falar em santidade? Em santificação? Ou estas palavras estão fora de moda? Até onde se percebe, muitos obreiros não estão mais falando nesses assuntos no púlpito. Parece que estamos vivendo a era da “mundanização” eclesial. Há uma perda de identidade muito grande por parte de igrejas que antes eram bem conhecidas por sua liturgia, postura, valores, cultura, história, não só em termos de usos e costumes, mas de ética, moral e santidade. Estamos assistindo à maior avalanche da influência do mundo sobre as igrejas de que se tem conhecimento.
II - SIGNIFICADOS DA SANTIFICAÇÃO:
• (A) - SEPARAÇÃO DO CRENTE DE TODO O MAL OU IMPUREZA: - II Cr 28:1-4, 24; II Cr 29:1-5, 15-19 - Nestes trechos a palavra santificar significa a PURIFICAÇÃO DE TODO O MAL OU IMPUREZA - primeiro dos sacerdotes e levitas, depois, do templo.
• (B) - CONSAGRAÇÃO PESSOAL - Jr 1:5; Jo 10:35-36; 17:9 - A separação ou o afastamento do mal é apenas um aspecto da santificação. Deve haver também uma consagração a Deus. Uma pessoa, um lugar ou uma coisa separada ou dedicada exclusivamente ao serviço do Senhor é consagrado.
• (C) - UMA VIDA SANTA - Lv 19:1-2; 20:7 - A santidade é um mandamento das Escrituras. Significa ser livre de toda contaminação; pureza de vida. Pela nossa conduta e por nosso desejo de servir somente a Deus, somos conhecidos como um povo santo. Cada crente em Cristo deve fugir de toda contaminação do mundo; deve considerar-se morto para o pecado e vivo para Deus. Somente assim estará cumprindo o mandamento: SEDE SANTOS. (II Cr 6:17; Rm 6:11, 13; Cl 3:1-2) cf (I Pe 1:15-16).
Daí, vemos os resultados da santificação: purificação do pecado; consagração a Deus; uma vida santa.
III - MEIOS DA SANTIFICAÇÃO:
* Deus mesmo estabeleceu os meios próprios através dos quais Ele opera a nossa santificação. Entre tantos outros, destacaríamos apenas os seguintes:
• (1) - PELA PALAVRA DE DEUS - Jo 17:17; Ef 5:26; Hb 4:14 - A Palavra de Deus lava, possuindo efeito santificador, purificador, penetrante. Desse modo nenhuma parte do crente (espírito, alma e corpo) foge ao alcance e ação da Palavra sondadora de Deus.
• (2) - PELO SANGUE DE JESUS - Hb 13:12 - O sangue de Jesus é a base de toda a nossa pureza e vitória. Sempre que o Espírito Santo lida conosco, seja por causa dos nossos atos pecaminosos ou devido à nossa natureza transgressora, Ele nos faz voltar à cruz donde o sangue purificador jorra para todos quantos buscam a purificação.
• (3) - PELA SANTÍSSIMA TRINDADE - Somos santificados por Deus Pai (II Ts 5:23); Deus Filho (Hb 2:11); e Deus Espírito Santo (II Ts 2:13). Observemos, ainda, que a Santidade de Deus foi declarada…:
* (A) - … pelo próprio Deus - “…eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”- Lv 19:2;
* (B) - … pelos seres angelicais - “Os Serafim estavam acima dele…E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos…”- Is 6:2-3;
* (C) - … pelos homens - “Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti e rocha nenhuma há como o Senhor nosso Deus”- I Sm 2:2;
* (D) - … pelos demônios - “… bem seis quem és: o Santo de Deus” - Mc 1:24;
• (E) - … no Céu - “…e não descansavam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”- Apca 4:8;
* Ainda mais…
- (1) - ELE É PAI SANTO (Jo 17:11);
- (2) - ELE É DEUS SANTO (I Sm 6:20);
- (3) - ELE É SANTO DOMINADOR (Apc 6:10);
- (4) - ELE É TÃO SANTO QUE NÃO PODE VER O MAL (Hc 1:13);
- (5) - ELE É MAIS SANTO QUE AS ESTRELAS (Jó 25:5);
- (6) - ELE É MAIS SANTO QUE OS CÉUS (Jó 15:15);
- (7) - SEU TRONO É SANTO (Sl 47:8);
- (8) - SEU NOME É SANTO (I Cr 16:35; Sl 33:21);
- (9) - SUAS PALAVRAS SÃO SANTAS (Sl 105:42; Rm 7:12);
- (10) - SUA IGREJA É SANTA ( Rm 1:7; I Cor 1:2);
- (11) - SEUS SERVOS SÃO SANTOS (At 3:21; Ef 3:5);
IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
* Lv 19:1-2; I Pe 1:15-16 - Ser Santo é uma exigência de Deus! Quem é, pode exigir! Por isso, para quem afirma que a santificação era somente para a o tempo da Lei, Deus diz: “PORQUE EU, O SENHOR, NÃO MUDO…” (Ml 3:16).
* Não esqueçamos: ONDE HÁ PECADO, O POVO DE DEUS FICA FRACO, POSTO QUE SEM A PRESENÇA DE DEUS (Js 7:12); ONDE HÁ SANTIDADE, O POVO DE DEUS FICA FORTE, COM TEMOR REVERENTE, POSTO QUE TEM A PRESENÇA DE DEUS (Ex 19:10-11, 14, 16-19).
FONTES DE CONSULTA:
* Participação da Sua Santidade - Um Estudo da Doutrina da Santificação - Editora Fonte de Luz
* Conhecendo as Doutrinas da Bília - Editora Vida - Myer Pearlman
* Estudo Bíblico: “Santidade e santificação estão fora de moda?” - Pr. Elinaldo Renovato de Lima
* Estudo Bíblico: “A santificação cristã” - Pr. Raimundo de Oliveira
* Estudo Bíblico: “Exortação à Santidade” - Prof. Antonio Sebastião da Silva
• O Deus Vivo e Verdadeiro - CPAD - Geziel GomesPublicado no blog Escola Bíblica Dominical para Todos
1 Pe 3.15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Blog 100% Cristão
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Lição 08 - Exortação à Santificação
Subsídios extras para a lição 2ª Coríntios - "Eu de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas"
1º trimestre/2010
Lição 08 - Exortação à Santificação
Leitura Bíblica em Classe
2 Coríntios 6.14-18; 7.1,8-10
Introdução
I. Paulo apela à reconciliação e comunhão (6.11-13)
II. Paulo exorta os coríntios a uma vida santificada (6.14-7.1)
III. Paulo regozija-se com as notícias da igreja de corinto (7.2-16)
Conclusão
Palavra-chave: santificação
I. Paulo apela à reconciliação e comunhão (6.11-13)
• “Paulo fez anteriormente um apelo aos coríntios para que respondessem à graça de Deus (2 Co 6.1). Agora ele faz uma comovente súplica para que eles respondam ao amor e afeto por eles. Sua boca continuava falando com eles, querendo que ouvissem. Seu coração estava ‘dilatado’ e permanecia assim (como indica o original grego). A palavra ‘coração’ era usada para expressar tanto pensamento quanto sentimento. Seu amor era o de um bom subpastor que leva o amor de Cristo ao rebanho.
Alguns coríntios podem ter sentido que Paulo não os amava. A verdade era que alguns estavam retendo o amor que sentiam por Paulo e seus companheiros. Como pai espiritual que os levara ao Senhor e a um novo nascimento pelo Espírito, ele apela que merece ‘uma recompensa [troca justa]’ dos seus ‘filhos’. Ele quer que eles dilatem os corações como ele o fez. E como qualquer bom pastor, ele quer sentir o afeto deles” (HORTON, Stanley M. I & II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 216,217).
II. Paulo exorta os coríntios a uma vida santificada (6.14-7.1)
• Professor, pergunte aos alunos: “O que significa santificação?” Ouça com atenção as resposta. Depois escreva no quadro-de-giz a palavra santificar. Explique que “a palavra santificar, nas Escrituras, significa basicamente ‘separar ou colocar de lado’. A palavra santificado tem a mesma significância de santo. Portanto, a santificação progressiva (tornar-se mais santo) e o crescimento espiritual são essencialmente o mesmo processo”.
Através da fé em Cristo, uma pessoa é nascida na família de Deus e se torna seu filho espiritual. Deus planejou que seus filhos espirituais cresçam em direção à maturidade espiritual e isto exige que eles pratiquem princípios bíblicos de crescimento espiritual e recebam o alimento espiritual de outros cristãos. O crescimento espiritual do cristão é chamado de ‘santificação progressiva’. Somos dramaticamente transformados por nosso nascimento espiritual (2 Co 5.17), mas Deus continua a nos transformar através da santificação (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p. 1,2).
Os três tipos de santificação
Santificação Posicional
Santificação Progressiva
Santificação Perfectiva
Evento passado nascimento espiritual
Processo presente crescimento espiritual
Evento futuro
perfeição espiritual
Salvação da pena do pecado
Salvação do poder do pecado
Salvação da presença do pecado
“Eu fui salvo” (Ef 2.8,9)
“Eu estou sendo salvo”
(Tg 1.21)
“Eu serei salvo” (1 Ts 5.9)
Consagração do corpo
(1 Co 6.19,20)
Deterioração do corpo
(2 Co 4.16)
Redenção do corpo
(Rm 8.23)
Início da redenção da alma
Continuação da redenção da alma
Conclusão da redenção da alma
Justificação e regeneração
Santificação
Glorificação
Extraído de O Poder da Santificação, CPAD, pp. 6,7.
III. Paulo regozija-se com as notícias da igreja de corinto (7.2-16)
• “O relatório trazido por Tito era animador. Mais que isso, Paulo alegrou-se ao ver a felicidade de Tito. Os crentes coríntios deram as boas-vindas a Tito, recebendo-o com temor e tremor. Pela maneira como reagiram e obedeceram os coríntios recrearam o espírito de Tito. Paulo tinha lhe assegurado que eles reagiriam assim. O que Paulo disse na carta dolorosa era verdade. Mas as coisas boas que disse sobre eles e a resposta obediente que esperava também comprovaram as verdadeiras. Isto levou Tito a lembrar-se deles com profundo afeto. Se eles não tivessem dado as boas-vindas a Tito, Paulo teria ficado desconcertado, envergonhado de se gloriar em algo que ele esperava que acontecesse. Mas ele não esperava ficar envergonhado, pois sabia que eles criam na Palavra de Deus. Ele sabia que estavam cheios com o Espírito Santo. Eles estavam em Cristo e Cristo estava neles. Visto que se provaram pela obediência e pela coragem em corrigir os erros tratados na carta dolorosa, ele se regozijava de poder depositar confiança absoluta neles” (HORTON, Stanley M. I & II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 216,217).
Extraído de:
HORTON, Stanley M. I & II Coríntios. 1 ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2003, p. 203.
HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD.
Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD.
1º trimestre/2010
Lição 08 - Exortação à Santificação
Leitura Bíblica em Classe
2 Coríntios 6.14-18; 7.1,8-10
Introdução
I. Paulo apela à reconciliação e comunhão (6.11-13)
II. Paulo exorta os coríntios a uma vida santificada (6.14-7.1)
III. Paulo regozija-se com as notícias da igreja de corinto (7.2-16)
Conclusão
Palavra-chave: santificação
I. Paulo apela à reconciliação e comunhão (6.11-13)
• “Paulo fez anteriormente um apelo aos coríntios para que respondessem à graça de Deus (2 Co 6.1). Agora ele faz uma comovente súplica para que eles respondam ao amor e afeto por eles. Sua boca continuava falando com eles, querendo que ouvissem. Seu coração estava ‘dilatado’ e permanecia assim (como indica o original grego). A palavra ‘coração’ era usada para expressar tanto pensamento quanto sentimento. Seu amor era o de um bom subpastor que leva o amor de Cristo ao rebanho.
Alguns coríntios podem ter sentido que Paulo não os amava. A verdade era que alguns estavam retendo o amor que sentiam por Paulo e seus companheiros. Como pai espiritual que os levara ao Senhor e a um novo nascimento pelo Espírito, ele apela que merece ‘uma recompensa [troca justa]’ dos seus ‘filhos’. Ele quer que eles dilatem os corações como ele o fez. E como qualquer bom pastor, ele quer sentir o afeto deles” (HORTON, Stanley M. I & II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 216,217).
II. Paulo exorta os coríntios a uma vida santificada (6.14-7.1)
• Professor, pergunte aos alunos: “O que significa santificação?” Ouça com atenção as resposta. Depois escreva no quadro-de-giz a palavra santificar. Explique que “a palavra santificar, nas Escrituras, significa basicamente ‘separar ou colocar de lado’. A palavra santificado tem a mesma significância de santo. Portanto, a santificação progressiva (tornar-se mais santo) e o crescimento espiritual são essencialmente o mesmo processo”.
Através da fé em Cristo, uma pessoa é nascida na família de Deus e se torna seu filho espiritual. Deus planejou que seus filhos espirituais cresçam em direção à maturidade espiritual e isto exige que eles pratiquem princípios bíblicos de crescimento espiritual e recebam o alimento espiritual de outros cristãos. O crescimento espiritual do cristão é chamado de ‘santificação progressiva’. Somos dramaticamente transformados por nosso nascimento espiritual (2 Co 5.17), mas Deus continua a nos transformar através da santificação (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p. 1,2).
Os três tipos de santificação
Santificação Posicional
Santificação Progressiva
Santificação Perfectiva
Evento passado nascimento espiritual
Processo presente crescimento espiritual
Evento futuro
perfeição espiritual
Salvação da pena do pecado
Salvação do poder do pecado
Salvação da presença do pecado
“Eu fui salvo” (Ef 2.8,9)
“Eu estou sendo salvo”
(Tg 1.21)
“Eu serei salvo” (1 Ts 5.9)
Consagração do corpo
(1 Co 6.19,20)
Deterioração do corpo
(2 Co 4.16)
Redenção do corpo
(Rm 8.23)
Início da redenção da alma
Continuação da redenção da alma
Conclusão da redenção da alma
Justificação e regeneração
Santificação
Glorificação
Extraído de O Poder da Santificação, CPAD, pp. 6,7.
III. Paulo regozija-se com as notícias da igreja de corinto (7.2-16)
• “O relatório trazido por Tito era animador. Mais que isso, Paulo alegrou-se ao ver a felicidade de Tito. Os crentes coríntios deram as boas-vindas a Tito, recebendo-o com temor e tremor. Pela maneira como reagiram e obedeceram os coríntios recrearam o espírito de Tito. Paulo tinha lhe assegurado que eles reagiriam assim. O que Paulo disse na carta dolorosa era verdade. Mas as coisas boas que disse sobre eles e a resposta obediente que esperava também comprovaram as verdadeiras. Isto levou Tito a lembrar-se deles com profundo afeto. Se eles não tivessem dado as boas-vindas a Tito, Paulo teria ficado desconcertado, envergonhado de se gloriar em algo que ele esperava que acontecesse. Mas ele não esperava ficar envergonhado, pois sabia que eles criam na Palavra de Deus. Ele sabia que estavam cheios com o Espírito Santo. Eles estavam em Cristo e Cristo estava neles. Visto que se provaram pela obediência e pela coragem em corrigir os erros tratados na carta dolorosa, ele se regozijava de poder depositar confiança absoluta neles” (HORTON, Stanley M. I & II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 216,217).
Extraído de:
HORTON, Stanley M. I & II Coríntios. 1 ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2003, p. 203.
HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD.
Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD.
Assinar:
Postagens (Atom)
Presciência de Deus, predestinação e livre-arbítrio humano
🕊️ 1. Jesus sabia que Judas o trairia? Sim, Jesus sabia. A Bíblia deixa claro que Jesus sabia de antemão que Judas o trairia: ...
-
O estado civil do apóstolo Paulo tem sido objeto de muita polêmica e controvérsia dentro do cristianismo. O Catolicismo Romano a fim de de...
-
De acordo com Mateus 26:34 e Lucas 22:34, parece que o galo cantou apenas uma vez, mas de acordo com marcos 13:35 temos a impressão de que...
-
INTRODUÇÃO Veremos o que a Bíblia ensina acerca da salvação; é um tema que se estende do Gênesis ao Apocalipse. Salvação é uma palavra de am...