Aprendendo com as Portas de Jerusalém - Pr. Geraldo Carneiro Filho
Publicado em 11 de Outubro de 2011 as 03:40:06 PM Comente
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 03 - DATA: 16/10/2011
TÍTULO: “APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM”
TEXTO ÁUREO – Ne 4:6
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ne 3:1-15
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
Is 26:1-2 - Para que serve um muro? Por um lado, para proteger, mas também serve para separar; para excluir e para incluir. A cristandade tem o mundo; a vida da igreja, não. Então, estes muros de separação têm as suas portas, e estas portas, de uma maneira gradativa, representam a restauração do cristão individual e também da vida da igreja. Concentremo-nos, pois, na restauração do muro e das portas de Jerusalém. É um retrato do que é a vida da igreja em vias de restauração.
II – NOMES, SÍMBOLOS E PROPÓSITOS ESPIRITUAIS DAS DOZE PORTAS DE JERUSALÉM:
A cidade antiga de Jerusalém possui 12 portas de acesso. Cada porta tem um significado espiritual. Vejamos:
(1) - A PORTA DO GADO (DAS OVELHAS) - Ne 3:1; 12:39 - Por essa porta passavam ou nela permaneciam os animais que deveriam ser oferecidos como sacrifício pelos pecados do povo, de acordo com as exigências da Lei de Moisés.
Sob o ponto de vista espiritual, era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada; somente esta!
As demais portas tinham os seus ferrolhos e as suas fechaduras; mas a porta das Ovelhas foi deixada sem ferrolhos, ou pelo menos não é mencionado. Isso indica que a salvação é para todos; todos podem ser ovelhas, pois Deus não faz acepção de pessoa - Jo 3:16
É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo 10:7,9; Sl 23:1,2).
Representa a conversão e o louvor do homem à Deus.
(2) - A PORTA DOS PEIXES - Ne 3:3; 12:39; 2 Cr. 33:14; Sf 1:10 - É a porta dos pescadores; porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt 4:18-22).
Esta porta, por onde passavam os pescadores ao partir e voltar da pesca, homenageia a Pregação do Sagrado Evangelho - Is 52:7
(3) - A PORTA VELHA - Ne 3:6; 12:39; 2 Cr 33:14; 2 Rs 22:14 - Também chamada “Primeira Porta” (Zc 14:10) - Simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo acerca das gerações, de sua origem.
No sentido espiritual, indica-nos a necessidade do desapego e libertação do passado. Representa o ato de renunciar a vida passada; renunciar a nós e nossos costumes para servirmos a Cristo. (2 Cor 5:17; Ef 4:22-24 e Fp 3:13-14).
Depois que uma pessoa é ovelha, depois que passou pela porta dos Peixes e se converte em pescador de homens, é necessário que não só como pessoa, mas como igreja, seja restaurada a porta Velha. A porta Velha se refere voltarmos para os caminhos antigos - Jr 6:16 - Não podemos inovar. Permaneçamos conforme o modelo que nos foi mostrado.
(4) - A PORTA DO VALE - Ne 2:13; 3:13; 2 Cr 26:9 - Esta porta nos fala a respeito da humildade. Quando nós chegamos na vida da igreja, vamos com muitas presunções, com vontades de buscar posições. Trazemos muitas coisas, muita altivez. Esta porta do Vale fala disso.
A vida da igreja não é edificada a não ser com sofrimentos, com a negação do eu e pelo tomar a cruz a cada dia. Aqui a porta do Vale significa isso, que quando entramos na vida da igreja somos ovelhas, somos pescadores de homens, passamos pela porta Velha e entramos pelos caminhos antigos: recuperamos a Palavra, a doutrina e o ensino dos apóstolos, e logo que temos todas estas coisas, há muitos vales.
Is 40:4; Lc 14:11 - Isto é a vida da igreja: uma vida de cruz.
(5) - A PORTA DO MONTURO - Ne 2:13; 3:13; 12:31 - Provavelmente, igual a Porta do Sol (Jr 19:02) - Era por onde passavam os esgotos e se processava a remoção do lixo. Essa porta representava a limpeza que deveria haver na cidade de Deus. Por ela saíam todas as impurezas, como que a indicar que a cidade santa deveria estar sempre limpa, assim como o nosso coração deve estar! (Tg 4:8; 2 Tm 2:21; 1 Jo 3:2,3 e Mt 5:8).
As portas são tanto para abrir como para fechar. Elas se abrem para as ovelhas entrarem. Mas a porta também tem outra função: expulsar ou tirar. Pela porta do monturo o lixo era retirado.
Isso se refere a nossa vida interior. Nela há muitas coisas. Cada um de nós tem uma vida secreta, bem escondida. Não é pública, só Deus a conhece. E é justamente aí que o Senhor quer tratar conosco, para nos conceder o Seu perdão.
Logo, a Porta do Monturo representa a absolvição dos nossos pecados.
(6) - A PORTA DA FONTE - Ne 2:14; 3:14; 12:37 - Simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém, perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9:10-11).
Espiritualmente, simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías (Is 61:1 – Lc 4:18,19) e realizados por Jesus; este poder foi delegado para a igreja, para a dispensação da graça (Lc 10:19; Mc 16:17).
Representa os milagres e a bênção de Deus nas nossas vidas.
A porta da Fonte se refere também ao enchimento do Espírito Santo.
Depois que fomos despojados de todo o lixo, somos vasilhas limpas, e precisamos ser cheios do Espírito Santo; necessitamos do fluir do Espírito.
O Livro de Atos, diz que os cristãos foram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Mais adiante, no capítulo 4, muitas destas pessoas estavam orando; o lugar onde estavam tremeu, e foram cheios do Espírito Santo pela segunda vez. Isso indica que há um encher do Espírito Santo constantemente.
O Senhor não nos enche uma vez para sempre do Espírito. Precisamos ser cheios do Espírito Santo uma e outras vezes.
Os irmãos em Éfeso, quando Paulo esteve com eles por mais de três anos, viram as maravilhas do Senhor, foram cheios do Espírito Santo. Muitos anos depois, Paulo escreve: “Não vos embriagueis com vinho … antes enchei-vos do Espírito Santo”. De que maneira? “Falando”.
Temos que falar, temos que fluir, temos que pregar, temos que ensinar, temos que salmodiar. Isto nos enche do Espírito Santo.
(7) - A PORTA DA PRISÃO - Ne 12:39 - Também denominada Porta do Pátio do Cárcere (Ne 3:25) ou Porta da Guarda (2 Rs 11:6, 19) - Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr.32:2; 33:1; 37:21).
Espiritualmente, simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobilizam o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (Jo 8:32,36; Sl 107:13,14; 148:7).
Esta porta representa o sofrimento e perseguições àquele que segue as palavras de Cristão.
Porém, as prisões podem ser quebradas pelo poder de Deus (At 16:26).
(8) - A PORTA DAS ÁGUAS - Ne 3:26; 8:1,3,16; 12:37 - Esta porta proporcionava suprimento de água para a cidade.
A água no oriente está entre os elementos mais necessários e mais desejáveis; uma fonte, um poço, um rio, um lago e até mesmo as águas das chuvas, eram considerados e estimados como bênçãos de Deus nas terras áridas.
A porta das águas, portanto, tinha significação elevada naqueles dias (Sl 65:9-13).
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl 63:1; Is 44:3; Jo 3:5; 4:14; 7:37-39).
No tabernáculo de Deus, no deserto, havia uma fonte de bronze. O fundo dessa fonte foi feito com os espelhos das mulheres de Israel. Nele o sacerdote jogava água limpa e se lavava. A primeira coisa que era refletida era a face do sacerdote.
Isto indica que quando nós vamos para a Palavra, esta nos fala, mostrando a nossa condição espiritual, seja ela pecaminosa ou não. Ali somos libertados, pois a Palavra de Deus nos lava, nos repreende, nos edifica.
(9) - A PORTA DOS CAVALOS - Ne 3:28; 2 Rs 11:16; 2 Cr 23:15; Jr 31:40) - A palavra “cavalo” indicava, naqueles dias, atividades e lutas.
Os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos!
Por outro aspecto, cavalo lembra um meio de transporte que leva as cargas e os pesos.
Espiritualmente, traz-nos à lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões (Jo 3:16; Is 53:4; Mt 11:18,29; Gl 6:2 e 1 Pe 5:7).
Representa as vitórias daquele que está em Cristo em suas lutas cotidianas.
Era por esta porta que saía o exército, quando para ir às batalhas - Pv 21:31; II Tm 4:7 - Nós estamos combatendo a boa batalha, porque a vitória é nossa; o Senhor já a obteve na cruz.
(10) - A PORTA ORIENTAL - Ne 3:29 - A porta Oriental se chama também “a porta do Rei”, em outras partes da Bíblia.
Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda - Ez 43:1-5; 44:1-2.
Na simbologia espiritual, esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vida da igreja - Apc 22:20; 1 Ts 5:23.
Representa a glorificação da Igreja.
(11) - A PORTA DE MIFCADE (Atribuição) - Ne 3:31 - Também chamada de A Porta do Juízo.
No aspecto espiritual, nos fala da definição que o povo de Deus deve ter quanto às suas atribuições!
a) Israel deveria ser um reino sacerdotal (Ex 19:6); e,
b) A igreja deve ser um sacerdócio real (1 Pe 2:9).
A grande comissão do Senhor Jesus para seus discípulos nós encontramos nos Evangelhos (Mt 28:18-20; Mc 16:15).
Representa os dogmas da Igreja de Jesus Cristo, que estão contidos na Palavra do Senhor.
(12) - A PORTA DE EFRAIM - Ne 8:16; 12:39; 2Rs 14:13; 2Cr 25:23 - Efraim significa “fruto dobrado”. Era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó como se fora o primogênito.
Na antiguidade, esta Porta era usada para entrada dos frutos das colheitas da própria cidade.
Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura (Hb 12:12; Zc 9:12).
Representa a mudança na vida para melhor, daquele que crê em Cristo Jesus.
III - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Como se vê, apesar de quase desconhecidos, o livro de Deus registra esses nomes aqui focalizados; nomes esquecidos, mas nomes históricos, reais, simbólicos.
O Senhor nos convida a terminarmos os muros e as suas portas, porque…
“… quando ouviram todos os nossos inimigos, temeram todas as nações que estavam ao redor de nós, e se sentiram humilhados, e conheceram que por nosso Deus tinha sido feita esta obra” – Ne 6:16
FONTES DE CONSULTA:
Estudo Bíblico “Restauração das portas” - Hernando Chamorro
Estudo Bíblico “PORTA DAS OVELHAS” - Pr. Alexandre Augusto
1 Pe 3.15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Blog 100% Cristão
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
"Halloween",

No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil. Mas essa festa aparentemente inocente tem estreita ligação com práticas ocultistas, mesmo que muitos não percebam isso.
Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos. Essa prática ancestral foi sofrendo alterações com o passar do tempo. A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.
Nos Estados Unidos essa festa é muito comum e tem forte apelo comercial, sendo também tema de vários filmes de horror. A imagem de crianças vestidas com fantasias "engraçadinhas" de bruxas, fantasmas e duendes, pedindo por doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". Há algum tempo, o Brasil tem se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte de sua cultura e tem celebrado essa festa em escolas, clubes e até em shopping centers.
Diante dessa realidade, devemos nos questionar: Halloween está relacionado às práticas ocultistas modernas?
Mesmo que hoje em dia Halloween seja comemorado de uma maneira inocente por muitos jovens, ele é levado a sério pela maioria das bruxas, membros do movimento neo-pagão e ocultistas em geral. Antes de continuarmos, devemos destacar que a associação histórica e contemporânea do Halloween com o ocultismo causaram uma espécie de "efeito híbrido" na maior parte da sociedade, de modo que a comemoração do Halloween não é, necessariamente, uma prática totalmente inocente. Ao ler vários relatos sobre o Halloween, pode-se ficar impressionado com o grande número de práticas de superstições e de adivinhação envolvidas com ele. Algumas das superstições e todas as práticas estão relacionadas com o ocultismo.
É preocupante o quanto as superstições podem controlar ou dirigir a vida de uma pessoa de maneiras terríveis. Mais ainda, as verdadeiras práticas de adivinhação sempre trazem conseqüências. Na verdade, desde as décadas finais do século dezenove, o Halloween tem sido lembrado como um período "para se usar amuletos, lançar maldições e se fazer adivinhações"[1]. Como já dissemos, isso está relacionado aos antigos druidas, pois o "Samhain" marcava o início de ano novo, o que resultou num interesse em adivinhações e previsões sobre o que o próximo ano traria.
A origem do Halloween data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao"senhor da morte" em 31 de outubro.
No Halloween se cria (e ainda á assim em certos lugares) que seguir um ritual em particular pode fazer com que a imagem do seu futuro cônjuge apareça atrás de você: "Muitas crenças surgiram sobre como invocar a imagem do futuro esposo ou esposa de alguém. As garotas criam que caso alguém ficasse diante do espelho, comendo uma maçã, à meia-noite, a imagem de seu futuro esposo apareceria de repente diante dela. Se nenhuma imagem aparecesse, isso significava que a garota ficaria solteirona".[2]
No sul dos Estados Unidos há um costume baseado na crença dos druidas de que o desespero de uma vítima de sacrifício humano podia revelar previsões para o futuro. "Punha-se fogo numa tigela com álcool, e atirava-se no fogo ‘oferendas’ tais como figos, cascas de laranja, passas, castanhas e tâmaras envoltas em papel alumínio. A garota que tirasse a melhor das oferendas do meio do fogo iria conhecer seu futuro esposo dentro de um ano".[3]
A preocupação com tais atividades pode ser vista na seguinte declaração do Livro Americano dos Dias (American Book of Days): "Vários meios de adivinhação do futuro eram usados no Halloween e os resultados eram aceitos com toda seriedade"[4]. Em outras palavras, quando estamos lidando com tentativas sérias de adivinhar o futuro – seja em relação ao futuro em geral, ao futuro cônjuge, ou sobre a vida e a morte - as conseqüências na vida das pessoas podem ser muito maiores do que simples brincadeiras.
Hoje em dia outras práticas ocultistas estão presentes no Halloween. Em New Orleans o "Museu do Vodu apresenta normalmente um ritual de Halloween no qual as pessoas podem ver rituais de vodu reais"[5]. Na cidade de Salem, estado de Massachusetts, um festival de Halloween acontece de 13 a 31 de outubro incluindo uma mostra de parapsicologia.[6]
Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial. Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’"[7]. Algumas bruxas tiram o dia de folga de seu trabalho para comemorarem essa data especial para elas, enquanto outras chegaram a tentar o fechamento das escolas para a comemoração desse grande sabbat.
Muitos grupos satânicos também consideram o Halloween uma noite especial, em parte porque ele "tornou-se o único dia do ano em que se acredita que o diabo possa ser invocado para revelar os futuros casamentos, problemas de saúde, morte, colheitas e o que acontecerá no próximo ano"[8]. Na verdade a bruxaria e o satanismo têm certas semelhanças[9]. Mesmo que sejam coisas distintas, e mesmo que se dê legitimidade às declarações do movimento neo-pagão que desdenha o satanismo, devemos lembrar o claro ensino bíblico de que o diabo é a fonte de poder por trás da bruxaria e de todas as formas de ocultismo[10]. A ex-bruxa Doreen Irvine declara: "a bruxaria negra não está distante do satanismo... Praticantes da bruxaria negra têm um grande poder e não devem ser subestimados... Eles podem até exumar covas recentes e oferecer os corpos em sacrifício à Satanás".[11]
Na bruxaria moderna o Halloween também é considerado uma noite especial.
Além disso tudo, o costume de pedir balas e doces fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas, etc., que é comum nessa festa, está relacionado com os espíritos dos mortos na tradição pagã e até católica. Por exemplo, para os antigos druidas "os espíritos que se acreditava andarem de casa em casa eram recepcionados com uma mesa farta para um banquete. No final da refeição, os habitantes da cidade fantasiados e com máscaras representando as almas dos mortos iam em procissão até os limites da cidade para guiar os fantasmas para fora".[12] As máscaras e fantasias usadas no Halloween podem ser relacionadas também com a tentativa de certas pessoas de se esconderem para não serem vistas participando de cerimônias pagãs ou ,como no xamanismo e em outras formas de animismo, mudar a identidade de quem as usa para que possa se comunicar com o mundo espiritual. As fantasias podem ser usadas também para afugentar espíritos maus.
Depois de fazermos essas considerações sobre o assunto, tendo em vista que o Halloween está associado a práticas de bruxaria e ocultismo, devemos analisar qual deve ser nossa atitude em relação a essa festa, que mesmo sendo vista secularmente como um passatempo tem implicações sérias.
Devemos nos perguntar: Que princípios bíblicos devem ser usados para discernir esse assunto?
As Escrituras nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Então somos competentes o suficiente para julgar assuntos triviais agora (1 Coríntios 2,15; 6.3). Se julgarmos todas as coisas e retermos o que é bom, abstendo-nos de toda forma de mal, estaremos cumprindo com nossa obrigação (1 Tessalonicenses 5.21,22). Então vamos examinar esse assunto para chegarmos a uma posição bíblica sobre o Halloween.
Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o Antigo como o Novo Testamento fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante – e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween.
"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Levítico 19.31).
"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.10,11,14) .
Se na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas, as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas.
"[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2 Crônicas 33.6).
Em nenhum lugar na Bíblia vemos essas coisas como sendo aceitáveis diante de Deus. À luz desses versículos, ninguém pode argumentar logicamente que a Bíblia apóia tais práticas. (John Ankerberg e John Weldon - http://www.chamada.com.br)
Notas
Becky Stevens Cordello, Celebrations (Butterick Publishing, 1977) p.112.
Joseph Gaer, Holidays Around the World (Boston: Little Brown & Co, 1955) pp. 155-156.
George William Douglas, The American Book of Days p.543
Douglas p.539
Sue Ellen Thompson and Barbara W. Carlson, Holidays, Festivals and celebrations of the World Dictionary (Detroit, MI: Omnigraphics Inc, 1994) p.132
Jennifer DeCoursey "Monster Events for Marketers" Advertising Age, Oct, 16, 1995, pp.1,40., p.41
Margot Adler, Drawing Down the Moon: Witches, Druids, Goddess-worshipers and other Pagans in America Today (New York: The Viking Press, 1979) P.108.
Father Andy Costello, "Sin is a Boomerang" U.S. Catholic, Nov 1992, p.38
A ênfase é divergente, das bruxas na natureza e do satanismo em Satanás, existem também certas diferenças nos rituais, etc. Essas divergências não podem ofuscar as semelhanças quanto ao poder, desenvolvimento parapsicológico, visão anti-cristã do mundo, uso de espíritos, uso do mal, e assim por diante.
Qualquer estudo bíblico sério sobre demonologia revelará que Satanás é o poder por trás das falsas religiões, da bruxaria, da idolatria e do ocultismo.
Doreen Irvine, Freed from Witchcraft (Nashville: Thomas Nelson, 1973) pp. 94-95.
Robert J. Myers Celebrations: The Complete Book of American Holidays (Garden city, new York: Doubleday & Co. 1972, p.259
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