segunda-feira, 16 de maio de 2011

Profecias



As previsões dos Maias e de um antigo livro chinês afirmam que o fim do mundo acontecerá no dia 21 de dezembro de 2012; outros falam que haverá uma invasão de “extraterrestres”. Já houve tantas datas anunciadas para o fim do mundo, mas todas falharam. Não podemos esquecer que a Bíblia é a única bússola confiável, capaz de nos orientar quanto aos eventos futuros. Através dela somos exortados: “...acaso, não consultará o povo ao seu Deus?” (Is 8.19; 45.11). Esse convite é estendido novamente a todos nossos queridos amigos para, juntos, participarmos do 13º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, nos dias 19-22 de outubro de 2011, em Águas de Lindóia-SP.

Necessitamos urgentemente duma direção clara a seguir nesses tempos finais, para nos mantermos no caminho estreito e alcançarmos o maravilhoso alvo prometido! O Senhor deseja renovar nosso ânimo e nos abençoar através da comunhão e da Sua Palavra, para que, em meio à turbulência de nosso tempo, sejamos luz e sal para os que vivem ao nosso redor!

Aguardamos a sua presença com grande alegria, desta vez novamente em Águas de Lindóia/SP – Hotel Monte Real, para esta farta programação, acrescida de algumas novidades.

Nós o saudamos cordialmente, unidos em Jesus Cristo

Dieter Steiger

Notícias



Ao menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas neste domingo durante confrontos entre forças de segurança e manifestantes nas fronteiras de Israel com os territórios palestinos, com a Síria e com o Líbano.

Os protestos realizados em várias cidades marcam a Nakba, ou a catástrofe, como os palestinos se referem à independência de Israel, em maio de 1948.

Na época, centenas de milhares de palestinos fugiram ou foram forçados a deixar suas casas durante os conflitos que se seguiram à independência.

Segundo o correspondente da BBC John Donnison, em Ramallah, os protestos deste ano ganharam ímpeto com a onda de manifestações pró-democracia que vêm ocorrendo desde o início do ano no Oriente Médio e no norte da África.

Em um discurso transmitido em TV nacional na noite deste domingo, o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que esperava que a calma e a tranquilidade fossem retomadas rapidamente. 'Mas que ninguém se engane, estamos determinados a defender nossas fronteiras e nossa soberania.'

Barreiras

Os confrontos deste domingo ocorreram em quatro pontos separados das fronteiras de Israel - a passagem de Erez, na fronteira com a Faixa de Gaza, perto de Ramallah, na Cisjordânia, nas Golinas do Golã, na fronteira com a Síria, e na fronteira com o Líbano, ao norte do país. Também houve protestos na Jordânia.

De acordo com o Exército do Líbano, dez pessoas foram mortas e mais de 120 ficaram feridas.

Dezenas de ônibus levaram manifestantes ao local para o protesto batizado de 'Marcha para o retorno à Palestina'.

Soldados libaneses dispararam para o ar para tentar dissipar os manifestantes. O Exército israelense disparou do outro lado da fronteira quando os manifestantes teriam começado a destruir as barreiras.

Golã

Na fronteira com a Síria, dois homens foram mortos e cerca de 20 foram feridos à medida que manifestantes derrubavam uma barreira e entraram nas Cólicas de Golã.

O Exército de Israel afirmou que o episódio foi uma incursão 'séria' em seu território e que dezenas de manifestantes conseguiram entrar no território israelense.

A região das Colinas do Golã foi tomada por Israel da Síria na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e posteriormente foram anexadas ao território israelense, numa ação não reconhecida pela comunidade internacional.

Já na Jordânia, as forças de segurança usaram gás lacrimogêneo para dispersar centenas de manifestantes na cidade de Al-Karama, na divisa com Israel. Dezenas de pessoas foram presas.

Pedras

Na fronteira entre Israel e Gaza, na passagem de Erez, as tropas israelenses abriram fogo com tanques e metralhadoras contra um grupo que tentava cruzar a fronteira, deixando ao menos 45 feridos, segundo autoridades médicas palestinas.

Em Ramallah, houve registro de confrontos entre manifestantes e soldados num posto fronteiriço no caminho para Jerusalém.

Os manifestantes atiraram pedras contra os soldados, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha.

Em Tel Aviv, a maior cidade de Israel, um motorista árabe-israelense foi detido após o caminhão que dirigia ter se chocado com pedestres, matando uma pessoa.

A polícia israelense investiga se a ação foi deliberada em protesto pelo dia da Nakba.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Casal homossexual registra união estável em Curitiba

CURITIBA - O casal de homossexuais Toni Reis, 43 anos, e David Harrad, 53 anos, registrou nesta segunda-feira, 9, no início da tarde, o contrato de união estável no 6º Tabelionato de Curitiba. Pelo novo entendimento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, a união entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecida como entidade familiar. 'Agora somos uma família com todos os direitos', comemorou Reis, que é presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).
Segundo ele, foi a primeira união registrada após a votação da última quinta-feira. Logo depois, em outro cartório de Curitiba, duas mulheres - Daiana Bruneto e Léa Ribas - também assinaram documento idêntico. 'Ganhamos essa batalha, mas não ganhamos a guerra completa, ganhar a guerra completa seria a igualdade de direitos, a discriminação e a não homofobia', afirmou Reis. Ele disse ter entendido a recusa de alguns cartórios em registrar a união, pois alegavam que precisaria aguardar a publicação da decisão do STF. 'Eles estavam inseguros, não sabiam como fazer', ponderou.
O casal chegou ao cartório de braços dados, caminhando pela calçada de uma das ruas bem movimentadas de Curitiba, ambos com cravos vermelhos na lapela do paletó e cobertos por um guarda-chuva com as cores do arco-íris. 'Estamos muito felizes, embora nervosos e ansiosos', disse Reis, que é professor. O próximo passo por eles traçado é entregar o documento da união estável na Vara da Infância e Juventude, onde têm pedido de adoção de um casal de crianças desde 2005. 'Somos uma família, não a tradicional, mas uma família', acentuou Reis.
Os dois conheceram-se na Inglaterra, onde nasceu Harrad, que hoje trabalha como tradutor. Após o britânico ter se divorciado da mulher, ambos vieram ao Brasil e vivem juntos há 21 anos. De acordo com o tabelião substituto Elton Jorge Targa, que assinou o registro de união estável, não há mudança substancial em relação aos documentos de união homoafetiva que já eram realizados. 'Estamos em um estado democrático de direito e temos que atender à sociedade como um todo', afirmou.
Após a assinatura do documento, que lhes custou R$ 89,30 pela tabela vigente no Paraná, Reis e Harrad foram até a entrada do edifício onde fica o tabelionato para, diante de pedestres, selarem o ato com um beijo. Não houve nenhum protesto de quem passava pela rua e algumas pessoas aproveitaram para tirar fotos. Reis disse que o evento seria comemorado apenas com um chope em um tradicional local em que normalmente se encontram. 'A festa ficará para daqui a quatro anos, quando faremos bodas de prata', afirmou.
Veja também:
Para STF, leis que venham a restringir direitos de gays serão inconstitucionais
Bancada evangélica quer lei para impedir casamento em igrejacasamento
Forças Armadas vão garantir direitos de casais gays, diz Jobim
Entenda como ficam as uniões homoafetivas a partir da votação do STF

terça-feira, 10 de maio de 2011

Os Dons de Poder - Pr. Geraldo Carneiro Filho
Publicado em 9 de Maio de 2011 as 09:03:53 PM Comente
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 07 - DATA: 15/05/2011
TÍTULO: “OS DONS DE PODER”
TEXTO ÁUREO – At 8:6
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 8:5-8; I Cor 12:4-10
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
• Hoje estudaremos os dons que FAZEM algo; são os DONS DE PODER, ou seja, PODER PARA RECEBER, OPERAR OU REALIZAR ALGO SOBRENATURAL. São eles: DOM DA FÉ, AS OPERAÇÕES DE MILAGRES e DONS DE CURAS.
II - O DOM DA FÉ:
• (A) – É um dom do Espírito para que o crente possa RECEBER milagres.
• (B) - Dom da fé é acreditar que o impossível de acontecer já aconteceu.
• (C) - Aqueles que possuem o dom da fé creem em Deus de tal maneira, que o Senhor honra a palavra dos Seus servos como se fosse Sua e a cumpre, milagrosamente.
• (D) - O dom da fé é uma dotação sobrenatural pelo Espírito Santo, mediante a qual, aquilo que o homem declara ou deseja, ou ainda o que Deus fala, acabará se cumprindo, de qualquer maneira.
• Vamos aos exemplos bíblicos para melhor esclarecimento:
• (1º) - Dn 3:13-30 – Nem as insinuações enciumadas dos caldeus, nem as terríveis ameaças do rei Nabucodonozor amedrontaram os três jovens. Possuíam o dom da fé, pois RECEBERAM o milagre.
• (2º) - Dn 6:16-23 – Além do Dom da Fé (pois Daniel RECEBEU o milagre), notemos que aqui também houve a atuação do Dom de Discernimento de Espíritos (v. 22).
• Comparemos as duas passagens bíblicas acima citadas com Hb 11:32-34.
• (3º) - Jz 15:18-19 – Sansão também RECEBEU o milagre. Por mais emaranhada que esteja nossa situação, o poder de Deus nos pode libertar. E isso não é tudo! No lugar onde alcançarmos a vitória, brotará aquela fonte de água que é alimentada do trono de Deus e a alma exaurida pelo esforço, beberá e se reanimará. Senhor, dá-nos o Dom da Fé e leva-nos a beber desta fonte!
• (4º) - At 12:1-12 – Reparemos que, além do Dom da Fé (pois Pedro RECEBEU o milagre), houve também o Dom de Discernimento de Espíritos (vs. 9-11). A situação parecia impossível. Tiago fora morto. Herodes mantinha Pedro na prisão, vigiado por dezesseis soldados (quatro quaternos). Mesmo sabendo que naquela noite iria morrer, Pedro dormia tranquilamente (v.6). Ou seja, tinha certeza de que Deus daria livramento. Um grupo em oração é mais forte do que as mais fortes precauções do poder humano.
• (5º) - At 27:21-26 – Vemos em operação o Dom da Fé, pois Paulo tinha certeza da vitória em meio a um temporal, ou seja, ele RECEBEU o milagre. Reparemos, também, que houve manifestações do Dom da Palavra da Sabedoria (vs. 22, 24, 26 – fatos que iriam acontecer) e o Dom de Discernimento de Espíritos (v. 23).
• (6º) - At 28:1-6 – Vemos aqui o Dom da Fé, pois Paulo tinha certeza da vitória, depois de mordido por uma víbora. Ele RECEBEU o milagre.
• (7º) - I Rs 17:2-6 – Elias RECEBEU o milagre, possuindo tamanha fé para o seu sustento sobrenatural. Deus cuidou da subsistência de Elias, responsabilizando-se pelos suprimentos necessários.
• (8º) - Gn 15:1-6; 17:15-22; 18:9-16; 21:1-8 - Nasceria um filho de um casal em que o homem tem 100 anos e a mulher 90 anos? Abraão creu e assim foi. Ele RECEBEU o milagre.
• Gn 22:1-19 - Poderia alguém matar um filho e depois voltar para casa com este filho vivo? Abraão creu e assim foi. Ele RECEBEU o milagre.
III - O DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES:
• (A) – Também é denominado de DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS, DOM DE OPERAÇÕES MILAGROSAS ou DOM DE PODERES MILAGROSOS.
• (B) – É um dom do Espírito Santo, dado ao servo de Deus para que este possa OPERAR MILAGRES.
• (C) - É uma intervenção sobrenatural no curso usual da natureza; uma suspensão temporária da ordem costumeira, mediante o poder do Espírito de Deus.
• Vamos aos exemplos bíblicos para uma melhor compreensão:
• (1º) - Js 10:12-14 – Josué OPEROU um milagre na natureza. Deus faz grandes milagres que os homens da ciência mal compreendem (Lc 1:37). A palavra hebraica “DAMAM” não significa só “DETÉM-TE”, mas também “SILENCIA-TE”, “ACABA”, “PÁRA”. Josué orou pedindo um milagre e Deus atendeu a sua oração. O crente não deve hesitar em orar para que o Senhor opere maravilhas em seu favor. O povo de Deus vive num mundo hostil e maligno, enfrentando grandes desafios e dificuldades. Às vezes, há necessidade do Dom de Operação de Milagres para o cumprimento do plano e propósito de Deus na vida do crente.
• (2º) – II Rs 20:8-11 – Isaías OPEROU um milagre na natureza. Não sabemos exatamente como a sombra recuou dez graus no relógio do sol. O que está claro é que assim aconteceu, mediante o grande poder de Deus.
• Vejamos outros demais exemplos, devendo sempre ser observado que os servos do Senhor OPERAVAM O MILAGRE, o que caracteriza a atuação do Dom de Operação de Milagres:
• Sansão - Jz 14:5-6; 15:14-15; 16:25-30;
• Elias - I Rs 17:12-16; 18:41-46; II Rs 2:6-8;
• Eliseu – II Rs 2:12-15; 3:14-20; 4:1-7;
• Moisés - Ex 7:10, 20-21; 8:5-6, 16-17, 20-24; 9:8-10, 22-26; 10:12-15; 22-23; 14:13-14, 21-22; 17:1-7;
• Jesus - Jo 2:1-11; 6:5-14; 9:6-7.
IV - DONS DE CURAS:
• (A) - No grego original, cada vez que esse dom de poder é mencionado, tanto a expressão “DONS” quanto a expressão “CURAS” ficam no plural: DONS DE CURAS. Não existe, portanto, “o dom da cura”; “dons de cura”; “dom de curar”; etc.
• (B) - O propósito do Dons de Curas é LIBERTAR OS ENFERMOS E DESTRUIR AS OBRAS DO DIABO NO CORPO HUMANO.
• (C) - Os dons de curas são dados por Deus visando a cura sobrenatural da enfermidade, sem meios naturais de qualquer origem (At 10:38; Lc 6:6-11; At 8:6-7; 28:8-10).
• Não se deve entender que quem possui esse dom tenha poder de curar a todos; deve dar-se lugar à soberania de Deus e à atitude e condição espiritual do enfermo.
• O próprio Cristo foi limitado em Sua capacidade de operar milagres por causa da incredulidade do povo - Mt 13:58.
• I Tm 5:23; II Tm 4:20 - Paulo não curou nem a Timóteo, nem a Trófimo.
V – A RESSURREIÇÃO DE MORTOS :
• I Rs 17:17-24; II Rs 4:18-37; Lc 7:11-17; 8:49-56; Jo 11:33-45; At 9:36-43; At 20:7-12
• No caso do milagre da ressurreição de mortos, OS TRÊS DONS ENTRAM EM OPERAÇÃO CONJUNTAMENTE: O DOM DA FÉ; O DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES e OS DONS DE CURAS.
• Em primeiro lugar, é necessário o DOM DA FÉ PARA CHAMAR O ESPÍRITO DA PESSOA DE VOLTA, DEPOIS DE TER DEIXADO O CORPO;
• Em segundo lugar, é necessário o DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES para ressuscitar a pessoa;
• Em terceiro lugar é necessário os DONS DE CURAS, porquanto, de outra forma, a pessoa não curada voltaria, imediatamente, a morrer. Por exemplo: Lázaro estava enfermo. Quando Jesus o ressuscitou, o mesmo voltou à vida completamente curado de sua enfermidade (Jo 12:1-2).
VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
• Dentre as insondáveis riquezas espirituais que Deus coloca à disposição da Sua Igreja na terra, destacam-se os dons do Espírito Santo, apresentados pelo apóstolo Paulo como agentes de poder e de vitória a habilitarem a Igreja para o cumprimento da sua missão no mundo. Por isso, como declarou Frank M. Boyd, estudioso da doutrina pentecostal, que “a menos que os dons do Espírito Santo sejam claramente definidos e cuidadosamente classificados em primeiro lugar, seu propósito não será entendido e podem ser mal usados, a glória do Senhor pode ser roubada e a Igreja pode deixar de receber grandes benefícios que esses dons devem trazer”.
Fonte de consulta:
• Lições Bíblicas CPAD – 3° trimestre de 1988 – Comentarista: Raimundo de Oliveira
• A Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
• Comentário Bíblico Devocional V.T. e N.T. – F. B. Meyer – Editora Betânia
• Revista “OBREIRO APROVADO”, ANO XVI – Nº 63
• Comentário Bíblico Broadman, Vol 10 - JUERP.
• Introdução e Comentário – Cartas Aos Coríntios - Frank M. Boyd - CPAD
• A Mensagem de I Coríntios - David Prior, John R. W. Stott - ABU Editora
• As Grandes Doutrinas da Bíblia – CPAD – Raimundo de Oliveira
Publicado no blog Escola Bíblica Dominical para Todos

Presciência de Deus, predestinação e livre-arbítrio humano

  🕊️ 1. Jesus sabia que Judas o trairia? Sim, Jesus sabia. A Bíblia deixa claro que Jesus sabia de antemão que Judas o trairia: ...