Qual é o significado do batismo com fogo em MT 3:11?




“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3:11).


A passagem de MT 3:11, seguramente, é uma das que tem gerado mais polêmica e controvérsia no meio evangélico brasileiro.
De um lado estão aqueles que acreditam que o batismo com fogo tem haver com a ação purificadora e iluminadora do Espírito Santo. Do outro lado, porém, estão aqueles que afirmam que o batismo com fogo está diretamente relacionado com o juízo divino.


             A nação havia passado mais de quatrocentos anos sem ouvir a voz de um profeta. João concentrava-se no arrependimento. A palavra arrepender significa "mudar a forma de pensar e agir de acordo com essa mudança". João não se contentava com remorso ou pesar. Desejava ver "frutos dignos de arrependimento" (Mt 3:8). No entanto, João os chamava de "raça de víboras". Jesus usou a mesma linguagem ao tratar dessa gente que se julgava tão virtuosa (Mt 12:34; 23:33; Jo 8:44).

                     Os fariseus eram os tradicionalistas de seu tempo, enquanto os saduceus eram mais liberais ( At 23:6-9). Os saduceus abastados controlavam os "negócios do templo", João proclamava uma mensagem de julgamento. João cumpriu a profecia dada em Isaías 40:3. Em termos espirituais, João foi o "espírito e poder de Elias" (Lc 1:16,17). Até se vestia como Elias e pregava a mesma mensagem de julgamento (2 Rs 1:8). João foi o último dos profetas do Antigo Testamento (Lc 16:16) e o maior de todos (Mt 11:7-15; ver 1 7:9-13). Mas João mencionou outros dois batismos: um batismo do Espírito e um batismo de fogo (Mt 3:11).
                O batismo do Espírito veio em Pentecostes (At 1:5; observar também que Jesus não fala nada sobre fogo). Hoje, sempre que um pecador crê em Cristo, é nascido de novo e batizado no mesmo instante pelo Espírito Santo, passando a fazer parte do corpo de Cristo, a Igreja (1 Co 12:12, 13). O batismo de fogo, por outro lado, refere-se ao julgamento futuro, como Mateus explica (Mt 3:12).

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