quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Versículos fora de contexto

 Quando deparamos com textos fora do contexto é sinal de perigo, um texto sem contexto é sinal de heresias 

1. Filipenses 4:13 – "Posso todas as coisas naquele que me fortalece."

Uso fora de contexto:

Muitas vezes é usado como uma declaração de que podemos conquistar qualquer coisa (como passar em uma prova, ganhar uma competição, etc.).

Contexto correto:

Paulo está falando sobre suportar qualquer situação, seja fome, abundância, pobreza ou fartura. Ele está ensinando que a suficiência está em Cristo, não que podemos fazer qualquer coisa literalmente.

Referência completa:

“Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome; tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp 4:12-13)

2. Mateus 7:1 – "Não julgueis, para que não sejais julgados."

Uso fora de contexto:

Usado para dizer que ninguém pode corrigir ou repreender ninguém, mesmo diante de pecado claro.

Contexto correto:

Jesus está condenando julgamento hipócrita. O texto segue dizendo que devemos tirar a trave do nosso olho para então ajudar o irmão, ou seja, o julgamento é permitido, desde que justo e com pureza de coração.

Referência completa:

“Não julgueis, para que não sejais julgados. [...] Por que vês o argueiro no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mt 7:1-5)

3. Jeremias 29:11 – "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor..."

Uso fora de contexto:

Aplicado diretamente a qualquer pessoa, em qualquer situação difícil, como uma promessa imediata de prosperidade.

Contexto correto:

Deus está falando especificamente aos exilados na Babilônia, e promete restauração após 70 anos. A promessa é coletiva, futura e condicionada ao arrependimento.

Referência completa:

“Assim diz o Senhor: Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra... Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós...” (Jr 29:10-11)

4. Mateus 18:20 – "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles."

Uso fora de contexto:

Usado como prova de que qualquer pequena reunião de crentes é automaticamente uma “igreja” com autoridade divina.

Contexto correto:

Jesus está ensinando sobre disciplina na igreja. O versículo aparece após instruções sobre como tratar o pecado de um irmão, e a presença de Cristo valida a autoridade da igreja no processo de exortação e correção.

Referência completa:

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18:15-20)

5. 3 João 2 – "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas..."

Uso fora de contexto:

Base para doutrina de prosperidade obrigatória para o crente.

Contexto correto:

João está saudando pessoalmente Gaio, com uma oração de saúde e prosperidade. Isso é uma saudação comum de cartas, não uma doutrina ou promessa universal.

Referência completa:

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 Jo 2)

6. Romanos 8:28 – "Todas as coisas cooperam para o bem..."

Uso fora de contexto:

Interpretado como se tudo que acontece com qualquer pessoa vá dar certo no final.

Contexto correto:

Paulo está falando de um bem eterno e espiritual, não necessariamente de conforto terreno. A promessa é específica para os que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito.

Referência completa:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28)

Regras hermenêuticas ignoradas nos usos errados:

  1. Regra do contexto imediato – Ignorar o que vem antes e depois do versículo.

  2. Regra histórico-cultural – Desconsiderar para quem o texto foi escrito e em que situação.

  3. Regra do propósito do autor – Desconectar o versículo do argumento geral da carta/livro.

  4. Regra gramatical – Não observar verbos, tempos e sujeitos da frase.

  5. Cristocentrismo bíblico – Usar o texto para fins humanos sem considerar Cristo como centro da revelação.


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